Cosméticos Veganos: Cada Produto Tem A Sua História

Dois sabonetes veganos lado a lado para ilustrar texto sobre cosméticos veganos

 

Se você usa produtos que são cosméticos veganos, parabéns: você está investindo na sua saúde hoje para evitar doenças no futuro. Muito se fala a respeito desse tema, mas afinal, o que são cosméticos veganos e como eles entram na vida das pessoas?


Quando perguntamos o que são cosméticos veganos, é comum que a resposta seja que se tratam de produtos de beleza sem uso de produtos de origem animal. Nada de errado nisso. Porém, o conceito vai muito além. 


Quando se adquire um produto classificado como cosmético vegano, está se respeitando também uma história. No caso, a sua! 


Parando para pensar um pouco, todo começo de negócio tem a ver com uma situação de vida de um empreendedor que pode estar passando pelo mesmo problema que você. Com a Ekonativo não foi diferente. Vamos conhecê-la?


 Cosméticos Veganos Como Solução 


A Ekonativo nasceu de uma situação peculiar enfrentada por André Freire, fundador da marca. Meses antes de suas filhas gêmeas nascerem, começou a montar o enxoval e comprar os produtos de higiene para elas. 


Contudo, que produtos comprar para os bebês que estavam por vir?


Ao mesmo tempo que ia comprando cada artigo de limpeza pessoal, o então estudante de Odontologia começou a ler os rótulos e a ficar assustado com os efeitos colaterais que o uso prolongado de algumas substâncias que compõe cosméticos tradicionais poderiam causar nas gêmeas. 


O quanto que ele ficou assustado?


Para você ter uma ideia, podemos fazer um exercício simples: pegue um produto que você ou algum familiar comprou em farmácia ou supermercado que não seja classificado como cosmético vegano. 


Agora confira se há algum desses elementos: 


  • Sais de alumínio (comuns em atriperspirantes);
  • Triclosan ( sabonetes íntimos, desodorantes, deocolônias);
  • Parabenos (usados como conservantes na maior parte da indústria)

Vamos limitar apenas a esses três que são os mais comuns. 


Conferiu?


Se tiver alguma delas, é bom prestar atenção. Há estudo na Associação Brasileira de Medicina Antroposófica que associa o uso de produtos que contenham esses elementos com câncer de mama.


Indignado com a situação, André se recusou a usar esses produtos em suas filhas. 


E você: usaria nos seus filhos?


Cosméticos Veganos Para Todos


O choque com essa percepção, aliado com muito estudo sobre o tema, fez ele enxergar uma oportunidade de negócio. 


André largou a facudade de Odontologia e decidiu lançar cosméticos classificados como produtos veganos para que pais e mães usassem em seus filhos. O propósito era não fazê-los correr mais riscos com cosméticos tradicionais. 


Com o passar do tempo, a marca ampliou o leque para poder oferecer produtos de beleza naturais para qualquer idade. Tudo isso sem uso de sulfatos, parabenos, corantes artificiais, glúten, muito menos testagem em animais e nem uso de insumos de origem animal


Quem adere ao mundo dos cosméticos veganos, sabe que os produtos que realmente são classificados a essa categoria são mais caros que os do mercado tradicional. É uma realidade que, aos poucos, está se alterando. 


Mas mesmo em épocas anteriores quando o mercado não tinha tantas opções como hoje, no final das contas, é um investimento que vale a pena: o que se gasta com prevenção hoje é economia com remédios e tratamentos caros de doenças a longo prazo.


Se você navegar pelo site da Ekonativo e comparar com outros produtos da concorrência, poderá concluir que há uma preocupação com a procedência dos elementos usados, com o esclarecimento de informações sobre benefícios e como usá-los. 


Isso sem falar em todo o trabalho para chegar a preços que sejam compensatórios para clientes e para a marca. 


Qual A Sua História Com Cosméticos Veganos?


Desde o seu lançamento, a Ekonativo gosta de ouvir histórias. Afinal, surgiu em razão de uma. 


Agora queremos saber a história mais importante: a sua! 


Você topa fazer breve relato sobre como os cosméticos veganos entraram na sua vida e como melhorou sua saúde?

Isso pode ajudar muitas pessoas a adotarem um estilo de vida mais saudável.

Escreva nos comentários! 

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados